gov.br

Horto de Plantas Medicinais Professor Francisco José de Abreu Matos

Professor Dr. Francisco José de Abreu Matos

Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos

Professor Dr. Francisco José de Abreu Matos era Farmacêutico-químico formado pela Faculdade de Farmácia do Ceará, em 1945. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Filho, neto e bisneto de farmacêuticos, era doutor em Farmacognosia, livre-docente e professor emérito. Aposentou-se, em 1980, depois de 37 anos de serviço prestado à UFC, mas a sua ideia obsessiva de construir algo relacionado a plantas que pudesse melhorar a qualidade de vida das pessoas não o deixou parar de trabalhar.

Foi assim que ele criou, na UFC, o que veio a ser a menina dos seus olhos e que tem repercussão internacional: o Projeto Farmácias Vivas. Revolucionário, de imensurável voltagem social e sentido científico, o Farmácias Vivas promove a utilização correta de plantas medicinais e seus extratos, baseada em estudos científicos, com o objetivo de tratar diversas doenças.

“A planta do lugar para o povo daquele lugar.” Com esse lema, o Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), idealizador do Programa Farmácias Vivas, pautou toda sua carreira científica.

O projeto serviu de modelo para a criação, pelo Ministério da Saúde, da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Antes, a ideia do Farmácias Vivas já havia se espalhado por Municípios cearenses e de outros Estados, abrindo espaço para o resgate das tradições etnofarmacológicas da população nordestina.

Assim, surgiram os programas municipais e estaduais de fitoterapia, implantados junto às Secretarias de Saúde e às comunidades organizadas. O Professor Matos recebeu homenagens e integrou organizações científicas, no mundo inteiro. Foi membro da Academia Nacional Cearense de Ciência, da Academia Cearense de Farmacêuticos e da Academia Nacional de Farmácia da França, além de outras.

Entre as homenagens, está a Comenda do Mérito Farmacêutico, concedida pelo Conselho Federal de Farmácia, e a da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Recebeu, ainda, comendas dos Governos do Ceará e de Fortaleza que, aliás, instituíram, por lei, o Dia da Planta Medicinal – 21 de maio -, data do seu aniversário.

O homem simples e feliz que amava todas as expressões de vida do planeta como “criaturas de Deus”, passou a aplainar os fundamentos de sua obra, andando, durante 40 anos, pelo sertão nordestino e coletando, ali, informações sobre plantas medicinais em torno das quais já estava cristalizada uma cultura popular sobre o seu uso. Em seguida, passou a catalogá-las.

Fez as incursões nordestinas em companhia do botânico Dr. Afrânio Fernandes, professor do Departamento de Biologia da UFC. A ele, chamava de “meu amigo-irmão”. Matos estudava as plantas à luz de suas propriedades medicinais; Afrânio as identificava do ponto de vista da botânica. O trabalho resultou no registro do nome do farmacêutico cearense nas notáveis coleções do herbário britânico Kew Garden. Nelas, se encontra a espécie Croton regelianus var. matosii, em sua homenagem.

1. Professor Matos – matéria completa em Pharmacia Brasileira – Janeiro/Fevereiro 2009  Fonte: Pharmacia Brasileira – Janeiro/Fevereiro 2009. ENTREVISTA COM Mary Anne Medeiros Bandeira
  2. Pesquisadora mergulha nos relatórios das expedições científicas do Prof. Abreu Matos e descobre informações inéditas sobre o uso popular de plantas medicinais da caatinga.