gov.br

Horto de Plantas Medicinais Professor Francisco José de Abreu Matos

Área do conteúdo

O Banco de Germoplasma do Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos é composto por 134 espécies medicinais, com certificação botânica pelo Herbário Prisco Bezerra (EAC) da Universidade Federal do Ceará.

Trinta plantas desse Banco de Germoplasma compõem a Relação de Plantas Medicinais (REPLAME) do Programa Farmácia Viva do Estado do Ceará, Portaria N° 275 de 20 de março de 2012, considerando o disposto no Decreto nº 30.016, de 30 de dezembro de 2009, que regulamenta a Lei nº 12.951, de 07 de outubro de 1999, que dispõe sobre a Política de Implantação da Fitoterapia em Saúde Pública no Estado do Ceará.

Trata-se de um dos únicos bancos de germoplasma de plantas medicinais do Brasil, com estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos de cerca de 2000 espécies vegetais de ocorrência no Nordeste.

Para saber mais sobre esse acervo, baixe gratuitamente a obra Plantas medicinais da caatinga do Nordeste brasileiro: etnofarmacopeia do professor Francisco José de Abreu Matos de autoria da farmacêutica Dra. Karla do Nascimento Magalhães e das professoras Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira e Dra. Mirian Parente Monteiro do Departamento de Farmácia (DEFA) da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Capa do livro